Acupuntura

A acupuntura é uma técnica  antiga utilizada no mundo.

Originário da China mais de 2.000 anos atrás, a acupuntura começou a  tornar-se mais conhecida nos Estados Unidos em 1971, quando o repórter do New York Times James Reston escreveu sobre como os médicos na China usavam as usadas para aliviar a dor após a cirurgia.

 O termo acupuntura descreve  vários procedimentos que envolvem a estimulação de pontos anatômicos do corpo por uma variedade de técnicas

A técnica de acupuntura que tem sido mais estudada cientificamente envolve penetrar  uma agulha metálica na pele de maneira delicada que são manipulados pelas mãos ou por estimulação elétrica.

Os profissionais devem usar  agulhas descartáveis tomadas a partir de um pacote fechado para cada paciente .

Resultados promissores têm surgido, mostrando a eficácia da acupuntura, por exemplo, no pós-operatório de adultos e náuseas e vômitos da quimioterapia e da dor dental pós-operatória. Existem outras situações - como a dependência,  dor de cabeça, cólicas menstruais, , fibromialgia, , osteoartrite, dor lombar, síndrome do túnel do cárpo e asma.

 

O que sentimos durante a acupuntura?

As pessoas vivenciam a acupuntura de forma diferente, mas a maioria não sente dor quando as  agulhas estão inseridas. Algumas pessoas são energizados por tratamento, enquanto outros se sentem relaxadas.

 

Como a acupuntura pode trabalhar?

No sistema da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o corpo é visto como um delicado equilíbrio de duas forças opostas e inseparáveis: yin e yang. Yin representa o princípio frio, lento, , enquanto yang representa o princípio quente, animado. Para a MTC  a nossa saúde é preservada através do equilíbrio entre o yin e o yang .  Este desequilíbrio dessas forças leva ao bloqueio do fluxo de qi (energia vital) ao longo dos caminhos conhecidos como meridianos causando uma doença. Acredita-se que existem 12 meridianos principais e 8 meridianos secundários e que existem mais de 2.000 pontos de acupuntura no corpo humano que se conecta com eles.